Contactos

Rocha Santos Consultoria em IMÓVEIS

  • Pessoa de contato: Márcio Rocha creci 116762
  • Telefone: +55 (011) 2509-72-88
  • +55 (011) 98325-18-20
  • Endereço postal: Rua do Bosque,1589, São Paulo, São Paulo, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

História do Tatuapé

18/07/12 11:17

Localização e Limites

O Tatuapé (em tupi-guarani: "caminho do tatu") é um distrito pertencente à subprefeitura da Mooca, no município de São Paulo. Está fisicamente dividido entre as áreas 3 (nordeste) e 4 (leste) do município, pela rua Melo Freire e pela ferrovia.

A área do distrito, originalmente, abrangia também os atuais distritos do Carrão, Aricanduva e Vila Formosa, que foram se emancipando gradualmente por decretos da prefeitura. Os atuais limites do distrito foram estabelecidos em 1990 pela prefeita Luíza Erundina. Isto fez que o distrito de Carrão perdesse a estação de metrô, já que com essa nova divisão, a estação supracitada ficou a poucos metros da divisa com o distrito de Carrão, em território do Tatuapé, de acordo com os mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo. Também fez com que o Jardim Anália Franco, considerado tradicionalmente parte do Tatuapé, fosse transferido para o distrito vizinho da Vila Formosa. Além de divisa com os distritos Belém, Água Raza, Vila Maria e Penha.

O distrito sedia o Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes mais populares do Brasil, além de consideráveis pontos comerciais na cidade como os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé.


Como surgiu

Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria.

Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (o Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada a Santo Antonio, um curral e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana e uvas para fabricação de vinho.

Brás Cubas acabou indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram para Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira.

O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente foi vendida a terra e o local cresceu lentamente. Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres. Em 1796, além da Freguesia da Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de Nossa Senhora da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó.

O Tatuapé passa então a pertencer à Freguesia da Penha Em 1818 as terras ficam nas mãos da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matosinho do Braz, continuam crescendo lentamente até a vindas dos imigrantes em 1870.

Até 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Em 1934 passa a se chamar Distrito da Paz e assim vai lentamente tomando sua forma.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuap%C3%A9